São João Batista – O Precursor
No tempo do Advento, desponta a figura de João Batista, o grande profeta que não só anunciou a vinda do Messias e do seu Reino, como fizeram os antigos profetas, mas testemunhou sua chegada e o No batizou no rio Jordão, indicando–o depois como “o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo“.
Na mensagem de João Batista, temos um convite muito forte à conversão. “Preparai o caminho do Senhor, aplainai suas veredas“. Não se trata de um convite vago e genérico, mas um apelo a que cada um de nós identifique os pecados que impedem de seguir os passos de Jesus e, a partir daí, faça todo o possível para se libertar de seus erros e começar a trilhar o caminho do Evangelho.
Por isso, a figura do Batista recebe um destaque especial no tempo do Advento. Este tempo, além de anunciar o Natal que se aproxima, nos lembra nosso dever de estar sempre vigilantes à espera do Senhor. Vigilantes na oração, na leitura e escuta da Palavra de Deus, no exame da própria vida e, sobretudo, nas boas obras em favor de nossos irmãos.
São João Batista já nos mostrou isto com o exemplo de sua vida: vivia no deserto, desapegado do conforto e das vaidades que o mundo lhe oferecia. Mas não era um homem solitário; recebia as pessoas que iam até ele, atraídas pela sua fama de santidade, e para todos tinha sempre um ensinamento e uma palavra de estímulo a perseverarem na lei de Deus. Por fim, era de uma grande humildade e reconheceu que sua missão terminava no momento em que se iniciava a missão de Cristo, de quem ele se achava indigno até de “carregar suas sandálias”.
Que o exemplo e as palavras de João Batista nos ajudem também a buscar o que é essencial na nossa vida cristã, e a nos desfazer de tantas coisas que nos amarram e de tantas idéias e preconceitos que nos impedem de viver o mandamento maior da Lei, que é “amar a Deus de todo o coração e ao próximo como a nós mesmos“.
Pe. Vittorio Moregola