Paróquia São Gabriel Arcanjo do Jardim Paulista

Formação › 09/10/2020

Reflexões sobre a Santa Missa – 9º Encontro

Comunhão

Jesus tomou o pão, deu graças, o partiu e distribuiu… Assim como na ultima ceia, em que os discípulos comeram do pão e beberam do cálice, em toda a celebração eucarística os fiéis batizados e iniciados nos santos mistérios aproximam-se da mesa para receberem o corpo de Cristo. É o ponto culminante da celebração da eucaristia. Estendemos a mão esquerda para receber o corpo de Cristo. Quem o distribui no-lo mostra e diz “O Corpo de Cristo”.  Com toda a convicção respondemos “Amém”, que quer dizer: Eu creio, é verdade… Com a mão direita pegamos o pão e o comungamos, voltando ao nosso lugar.  Para os que desejarem, também pode ser recebido na boca.

Ação de Graças

Após a distribuição da Eucaristia e terminado o canto de comunhão, fazemos a ação de graças. É o momento oportuno para agradecer em silêncio.

Nunca compreenderemos plenamente o que Deus fez por nós e nunca conseguiremos agradecer de modo perfeito. Nesse momento não se deixe vencer pela pressa de sair da igreja. Agradeça do melhor modo possível.

Depois da Comunhão

O presidente de pé, convida à oração, dizendo “oremos”. É a terceira oração presidencial e se dirige a Deus em forma de pedido. Essa oração, geralmente, pede a Deus a graça de ser coerente com aquilo que celebramos. Viver no dia-a-dia a comunhão.

Ritos finais

A bênção final combina com o sinal da cruz dos Ritos Iniciais. No início marcamos o corpo com o sinal da cruz e com a presença da Trindade. Na bênção final, é a própria Trindade que nos acompanha pela vida. Em ocasiões especiais há formulários próprios de bênção (Advento, Natal, Páscoa, Pentecostes… festas de N, Senhora, dos Apóstolos e outros…)

Despedida

O presidente da celebração (ou diácono) despede a assembleia em paz. Todos voltam para casa com mais alegria e esperança. Às vezes canta-se um hino. Neste caso, não se deve sair antes do canto terminar. O primeiro a se retirar será quem presidiu a celebração.

Assim queridos paroquianos e amigos de São Gabriel, terminamos as nossas reflexões sobre a Santa Missa. Espero que tenham aproveitado para compreender ainda mais a riqueza do que é a Eucaristia. Conhecendo mais, amamos mais.

Muito grato pela atenção!

Côn. Sergio Conrado

1 Comentário para “Reflexões sobre a Santa Missa – 9º Encontro”

  1. ANA CAROLINA FUNCHAL DE CARVALHO disse:

    Querido Cônego Sérgio, quero agradecer-lhe pelos lindos textos explicando cada parte da Santa Missa. É sempre muito bom aprendermos um pouco mais sobre a Liturgia da Igreja e seu Santo Evangelho, por isso,caso seja possível, continue nos ensinando. Parabenizo-o pela iniciativa. Um abraço, Ana Carolina Funchal.

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.

X