Paróquia São Gabriel Arcanjo do Jardim Paulista

Formação › 11/09/2020

Reflexões sobre a Santa Missa – 5º Encontro

Prezados paroquianos e amigos de S. Gabriel

Saúde e Paz!

Continuação Liturgia da Palavra…

Evangelho

O evangelho é a leitura mais importante da sagrada liturgia e sempre foi o último a ser proclamado.

Por isso, a ele se dá tanto destaque: desde um livro próprio – o livro dos Evangelhos – até o beijo que é dado ao final da proclamação. A leitura é sempre feita pelo presidente da celebração (bispo, padre ou diácono).

Uma breve reflexão sobre a persignação, ou seja, os três sinais da cruz.  Ao se introduzir a proclamação do evangelho com esse gesto sugere-se que é o mistério da cruz o princípio interpretativo fundamental e unitário de todo o Evangelho

O primeiro sinal da cruz é realizado na testa, lugar do corpo que evoca a inteligência humana. Sob o sinal da cruz, a inteligência humana se abre à sabedoria divina.

O segundo sinal da cruz toca os lábios. Como a brasa ardente que purificou os lábios do profeta Isaías (cf.Is 6,6-9), assim o sinal da cruz purifica nossos lábios, a fim de que deles apenas palavras de vida sejam proclamadas.

O terceiro sinal da cruz é feito no peito, parte do corpo que evoca o coração. Assim, aqueles que se dispõem a ouvir o Evangelho podem ter o seu coração se assemelhando ao coração de Cristo.

No final da leitura é dito: “Palavra da Salvação” e a Assembleia responde com muito ânimo e alegria “Glória a Vós, Senhor”, para que todos reconheçam que Cristo está realmente presente.

  • Quem pode proclamar o Evangelho na missa?

Quem preside (um celebrante ou diácono) proclama o evangelho do dia. Às vezes é cantado, para sublinhar o caráter de festa. Quando se usa incenso, antes de ser proclamado, incensa-se o evangelho. Nos domingos do Tempo Comum, de modo geral, lemos um evangelho a cada ano. Mateus (Ano A), Marcos (Ano B) e Lucas (Ano C). Neste ano de 2020, Ano A, está sendo lido o evangelho de Mateus. O evangelho de João entra um pouco por tudo, particularmente na Quaresma e Tempo Pascal.

Nos dias da semana, no intervalo de um ano, lemos praticamente todos os evangelhos. Vemos, portanto, que a proclamação do evangelho é o ponto alto da Liturgia da Palavra. Terminada a proclamação, o evangelho é reverenciado com o beijo de quem o proclamou.

Homilia

  •  O que significa?

Significa uma conversa familiar, que procura, a partir da Palavra proclamada, sua atualização ao contato da comunidade. Bem diferente de um sermão ou momento de críticas à assembleia ou cair em cima dela com normas morais. A homilia provém da liturgia sinagogal. Também lá, após a proclamação das Escrituras, esta era atualizada. Sendo assim, é um dos documentos mais antigos da Liturgia da Palavra.

  • Porque a Homilia é importante e não pode ser deixada de lado ou feita de qualquer jeito?

Por que é através dela que os fiéis podem compreender intensamente o significado da Palavra proclamada e atualizá-la em suas vidas. Daí a homilia ter por finalidade explicar, explicitar, aprofundar e decifrar a mensagem proclamada. Pela homilia o Senhor continua falando à assembleia. É uma preparação para a santa comunhão e um convite a assumir as exigências da vida cristã.

Profissão de fé – Credo

A homilia abriu os nossos olhos e aqueceu o nosso coração. Por isso, de pé, a assembleia professa a fé, rezando o creio. Há duas fórmulas: o Símbolo dos Apóstolos (o mais curto) e o Símbolo Niceno – constantinopolitano (mais longo), resultado de muita reflexão e escrito como síntese da fé cristã. Chama-se assim por ter surgido após os concílios de Niceia e Constantinopla.

No credo (do latim “credere”, dar crédito, confiar totalmente em alguém) encontramos o resumo de nossa doutrina, a síntese das nossas verdades de fé. É rezado o creio em todos os domingos e solenidades.

Preces da Assembleia ou oração universal

Nesses pedidos, a Assembleia se abre para o mundo, isto é, coloca diante de Deus não só os seus pedidos pessoais, mas trazem para dentro da Assembleia o mundo todo, a Igreja, todos os necessitados. A partir do séc. IX, as preces dos fiéis começaram a desaparecer da Liturgia da Palavra. Com o Concílio Vat. II (1962-1965), após muitos debates dos liturgistas, os Padres conciliares decidiram restaurá-las. Com essas preces, a Liturgia da Palavra recebe o seu fechamento.

Hoje foi um pouco denso, mas terminamos a Primeira Grande parte da Missa. Semana que vem iniciaremos a Liturgia Eucarística.

Grande bênção e até lá.

Côn. Sergio Conrado   

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