Setembro – Mês da Bíblia
Setembro é o mês da Bíblia, e a Igreja nos convida a conhecer mais este livro sagrado, que contém a mensagem que Deus revelou ao seu povo ao longo da história e continua a transmitir a nós, hoje, para nos orientar no caminho de nossa vida e de nossa fé.
A Bíblia é composta de 73 livros, escritos por diversos autores, todos eles inspirados por Deus, de modo a nos transmitirem em diversos estilos a verdade que diz respeito à nossa vida e à nossa salvação.
A Bíblia é dividida em duas partes: o Antigo Testamento, que contém os escritos anteriores à vinda de Jesus e trata da Antiga Aliança, e o Novo Testamento, que fala da Nova Aliança instituída por Jesus Cristo e de suas consequências para nossa vida cristã.
Os escritos do Antigo Testamento costumam ser divididos em três partes:
– Livros históricos: narram a história do povo de Israel, desde o livro do Gênesis até o 2º livro dos Macabeus.
– Livros sapienciais: constam de orações (Salmos), Provérbios e livros que tratam da sabedoria do povo de Deus(Eclesiastes, Cântico dos Cânticos, Sabedoria e Eclesiástico).
– Livros proféticos: escritos pelos profetas de Israel, desde Isaías até Malaquias.
O Novo Testamento também pode ser dividido em:
– Evangelhos (Mateus, Marcos, Lucas e João), que narram as palavras e os fatos que se referem à vida de Jesus.
– Atos dos Apóstolos, que falam do nascimento e da caminhada da Igreja nos seus primeiros anos, com destaque para os atos de S. Pedro e S. Paulo.
– Cartas, escritas por Paulo, Pedro, Tiago, João e Judas, além da Carta aos Hebreus, cujo autor não conhecemos. Desenvolvem alguns temas teológicos do Novo Testamento e trazem exortações morais para a vida de todos os cristãos.
– Apocalipse: livro de conteúdo simbólico, que faz uma profecia da realização final e definitiva do Reino de Deus, após um período de grandes perseguições aos cristãos.
Apesar desta diversidade de assuntos e formas literárias, a Bíblia é para nós um único livro que contém a mensagem da salvação. A Bíblia inteira tem como centro a pessoa e o ensinamento de Jesus Cristo, nosso Salvador.
Pe. Vittorio Mangola