Sacramentos – 3º Encontro
IGREJA – O SACRAMENTO FUNDAMENTAL
Já está claro o conceito de Sacramento: um sinal visível, instituído por Jesus Cristo, que produz a graça de Deus invisível.
Vimos também que Jesus Cristo é o sacramento originário do Pai enquanto assumiu a carne humana e nasceu da Virgem Maria.
Esse mesmo Jesus Cristo constitui e incessantemente sustenta aqui na terra a sua Santa Igreja, unidade de fé, esperança e caridade, como organismo visível pela qual de funde a verdade e a Graça a todos.
A igreja é esse complexo em que se fundem o elemento divino e o humano; por um lado é visível, o povo, é assembleia e ao mesmo tempo é comunidade espiritual que tem a missão de revelar a presença de Jesus Cristo no mundo.
Por isso, podemos dizer que a Igreja é sacramento, isto é, uma realidade visível que revela e comunica o Deus invisível.
A igreja é fundamento de toda a comunicação que hoje se estabelece com Deus. É através da igreja que nós recebemos as graças que Deus distribui aos homens e mulheres que o procuram. É na Igreja que são celebrados os sete sacramentos que hoje nos comunicam as graças de Deus nos momentos mais decisivos da nossa vida.
OS MOMENTOS DECISIVOS DA VIDA
Já constatamos que, em uma vida, há momentos mais importantes e outros menos importantes. Alguns são chamados “momentos decisivos” ou constantes antropológicos inesquecíveis. São aqueles momentos que decidem o nosso futuro e têm repercussão em toda a nossa vida. Os sacramentos acompanham o arco de acontecimentos do nosso existir:
-Nascimento
-Puberdade;
-Escolha de alguém ou de um estado de vida;
-Doença grave;
-Culpa grave;
Jesus Cristo conhecendo a pessoa humana, pois ele foi verdadeiro homem, deixou os sacramentos para cada um desses momentos decisivos:
-Para o nascimento, o Batismo (nascimento para Deus);
-Para a puberdade, a Crisma e a Eucaristia;
-Para a escolha de vida: a Ordem;
-Para a doença: a Unção dos Enfermos;
-Para a culpa grave: a Confissão ou Penitência;
É claro que alguns sacramentos se recebe uma só vez como o Batismo, a Crisma e a Ordem. Os outros nos acompanham por toda a nossa vida.
É claro que será sempre necessário ter presente que os sacramentos foram instituídos por Jesus Cristo, são celebradas pela Igreja a serviço da pessoa humana.
Para você, querido leitor, responder com toda a liberdade:
1-O que entendemos mesmo quando afirmamos que Jesus Cristo é o Sacramento do Pai?
2-o que entendemos por “a Igreja é o sacramento de Cristo”?
Até à próxima
Côn. Sergio Conrado