OS SANTOS ANJOS
Setembro é um mês muito rico em comemoração, pois trata da Bíblia, o mês inteiro e dos Anjos no dia 29. Claro que o estudo e o aprofundamento da Bíblia não se restringe a um mês por ano, pois faz parte do dia a dia de todo católico. Por outro lado, embora os anjos estejam conosco sempre, também eles têm um dia de comemoração e é sobre eles que vamos meditar em alguns encontros.
Encontramos no Salmo 91, 11 a seguinte verdade de fé: “Deus ordenou aos seus anjos que te guardem em todos os teus caminhos”. Deus em sua infinita providência, confiou os homens e mulheres, enquanto caminham por este mundo, à guarda dos Santos Anjos. E não só. É também doutrina católica que a cada pessoa que nasce é destinado um anjo especial como seu particular guardador. Este ensinamento se baseia na autoridade da Sagrada Escritura e nos escritos dos Santos Padres (primeiros escritores cristãos).
Afinal, quem são os anjos? De acordo com as fontes canônicas, todos os anjos foram criados simultaneamente por Deus. E por isso, os anjos são seres imortais , mas não eternos já que eternidade é um atributo que só pertence a Deus. No fim do mundo, quando cessarem osol, as estrelas e galáxias, os anjos também se extinguirão, mas enquanto existir o universo, sua existência é permanente.
Os anjos são superiores aos seres humanos e foram dotados de uma grande inteligência ao serem criados. No momento da criação, Deus dotou os anjos e Adão e Eva com vontade própria e livre arbítrio. Adão e Eva retiveram esta liberdade de ação, mas os anjos renunciaram a ela, entregando sua vontade ao Criador. É por isso que o anjo é um ser de dedicação total à vontade de divina . Os anjos que decidiram reter o seu livre arbítrio pecaram profundamente contra o Criador e seu pecado primordial foi o orgulho. Estes são os anjos rebeldes e caídos.
A função primordial dos anjos é adorar a Deus e realizar o que Ele pede na terra e em todo universo. Entre as diferentes tarefas, uma delas, como vimos no início, é a de proteger os fiéis, castigar a maldade e destruir o poder dos espíritos maus.
No Antigo Testamento, os anjos são descritos como mensageiros do Senhor, seres sagrados ou celestiais. Normalmente servem como intermediários entre Deus e a humanidade.
Os anjos são seres incorpóreos, mas às vezes tomam a forma de seres humanos para realizar as ordens divinas.
A nossa próxima reflexão será sobre os Anjos no Antigo Testamento. Aguardem.
Deus abençoe a todos.
Côn. Sérgio Conrado