Palavra do Pároco › 29/09/2021
OS ANJOS NO ANTIGO TESTAMENTO
São muitos os textos da Sagrada Escritura que se referem aos favores e benefícios que os Anjos de Deus fizeram aos homens e mulheres. Os estudiosos dessa disciplina ( Angelologia ) afirmam que existem cerca de quarenta manifestações de Anjos no Antigo e no Novo Testamentos.
Nós vamos apresentar alguns exemplos, os mais conhecidos, os mais interessantes e de maior edificação.
- Um Anjo socorre Agar e seu filho Ismael, já morrendo de sede no deserto (Ler sempre com atenção os textos indicados: Gênesis 16, 1-15)
- Dois Anjos salvam Ló e sua família da destruição de Sodoma (Ler Gênesis 19, 1-19).
- O Anjo de Isaac. Um dia, para experimentar até onde ia a obediência de Abrão, Deus ordenou-lhe que lhe oferecesse Isaac, seu filho único em sacrifício. Vocês sabem o que aconteceu? (Leia Gênesis 22, 1-19).
- A escada de Jacó e os Anjos que por ela subiam e desciam Leia 2 Reis, 6, 1-23).
- Os três jovens na fornalha ardente e Daniel na cova dos leões. Fatos bem conhecidos e têm grande semelhança entre si f(Leia Daniel 3, 1-100; Daniel 6, 1-29).
- Mais são os anjos que estão a nosso favor do que os que estão contra nós (Leia 2 Reis 6 , 1-23).
- Favores do Arcanjo Rafael aos dois Tobias, pai e filho, Sara, filha de Raquel (Leia Tobias 6, 16-17.
OS ANJOS NO NOVO TESTAMENTO
É claro que Jesus não necessitava de Anjos da Guarda que O guiassem, protegessem e iluminassem. Ele é o Senhor dos Anjos . Portanto, não lhe cabia um Anjo da Guarda como superior , mas antes um ministro, um servidor. É precisamente desses serviços dos Anjos prestados a Jesus , seu Senhor e Rei, que falam os Evangelhos.
- Os anjos no nascimento de Jesus.É muito significativa a narração da participaçõ dos anjos no nascimento de Jesus. Texto muito conhecido e celebrado a cada ano no Natal (Leia Lucas 2, 9-14).
- O Anjo da fuga para o Egito. Um anjo foi encarregado por Deus para livrar Jesus, recém nascido da fúria do Rei Herodes (Leia Mateus 2,13-23).
- Jesus no deserto é alimentado pelos anjos. Ao começar a sua vida pública, Jesus praticou um grande ato de humildade ao se submeter ao batismo de João Batista e de penitencia jejuando durante quarenta dias e quarenta noites no deserto. (Leia Mateus 4,1-10.
- A Agonia de Jesus no jardim das oliveiras. Jesus orou, orou até suar sangue e então um Anjo de Deus desceu do céu e lhe trouxe o conforto que seus discípulos não podiam dar.
- A Ressurreição de Jesus Cristo. Tudo o que Jesus tinha pregado e ensinado seria verdadeiro se Ele ressuscitasse. Por isso, esse fato é fundamental para a nossa fé. (Não deixem de ler Mateus 28, 3-10). Os anjos foram os mensageiros de Deus que acalmaram as mulheres que estiveram no sepulcro de Jesus e afirmaram que Jesus tinha ressuscitado. É assim que os
- Anjos, que são mensageiros de Deus, dirigem-nos , guiam-nos e informam-nos.
- A Ascensão . Após a ressurreição, Jesus permaneceu ainda na terra por quarenta dias e depois subiu aos céus à frente dos discípulos (Leia Atos 1,1-11).
- Os Anjos e Maria Santíssima
O Evangelho, a respeito de N. Senhora, menciona apenas uma aparição de um Anjo, chamado Gabriel, na Anunciação (Leia Lucas 1,26-38) .