FESTA DO DIVINO ESPÍRITO SANTO – PENTECOSTES
Queridos amigos de São Gabriel
Saúde e Paz!
A solenidade da vinda do Espírito Santo, cinquenta dias depois da Páscoa, é um acontecimento fundamental para a Igreja: a sua apresentação ao mundo, o nascimento oficial com o batismo no Espirito. Desse dia em diante, o Espírito Santo estará sempre presente na vida da Igreja. O próprio Jesus, após a sua ressurreição, prometeu aos apóstolos a vinda de Defensor: “Vocês vão receber a força do Espírito Santo, e serão minhas testemunhas até os extremos da terra”(At 1, 7-8).
A vinda do Espírito sobre os apóstolos manifesta a riqueza da vida nova do Ressuscitado no coração e na atividade dos apóstolos, início da expansão da Igreja e princípio da sua fecundidade; ela se renova misteriosamente hoje para nós, como em toda assembleia eucarística e sacramental, e, de múltiplas formas, na vida das pessoas, dos grupos e pastorais até o fim dos tempos. O Espírito Santo é um dom permanente para a Igreja toda e para cada um dos seus integrantes. O Espírito Santo é um sopro divino que desce sobre nós e nos congrega na mesma fé e numa só família que é a Igreja de Deus.
Daí, constantemente devemos pedir os dons do Espírito Santo para o nosso crescimento espiritual e força na nossa missão nesse mundo como testemunhas de Jesus:
-O dom da Sabedoria: ver as pessoas e coisas com os olhos de Deus;
-O dom do Entendimento: o Espírito Santo nos ajuda a compreender aquilo que Deus quer de nós;
-O dom do Conselho: O Espírito Santo ajuda a nossa consciência distinguir o que é bom e o que é mau;
-O dom da Ciência: não se limita ao conhecimento humano: dom especial que nos leva a entender pela criação a grandeza e o amor de Deus;
-O dom da Fortaleza: O Espírito Santo nos liberta o coração de toda incerteza, obstáculo e dificuldade em amar a Deus e o próximo;
-O dom do Temor de Deus: não se trata de ter medo de Deus, pelo contrário, reconhecer a nossa pequenez diante da infinita misericórdia e bondade de Deus.
Estejamos abertos ao Divino Espírito Santo e saibamos percebê-LO no nosso dia-a-dia, pois Ele nos foi enviado para renovar permanentemente nossa vida em todos os sentidos. Vinde, Espírito Santo e enchei o coração de todos os fiéis com vossas graças e dons.
Grande abraço e bênção
Côn. Sérgio Conrado