Ano Litúrgico
1 – O que é o Ano Litúrgico?
É a celebração da vida de Jesus Cristo ao longo de um ano. A cada ano, os cristãos revivem as etapas mais importantes da vida de Nosso Senhor: seu nascimento, a morte, ressurreição, ascensão e o envio do Espírito Santo. O ano civil é orientado pelas estações (primavera, verão…), pelas festas cívicas (carnaval, Tiradentes, Independência…); o Ano Litúrgico orienta nossa caminhada de fé pelos momentos fortes da vida do Senhor Jesus.
2 – Como se divide o Ano Litúrgico?
É por Ciclos. O Natal, nascimento de Jesus é o fato mais importante. Daí chamar–se Ciclo do Natal que é composto por acontecimentos que o precedem e o seguem. O Ciclo do Natal inclui o Advento, Natal (com oitava: oito dias de celebração), Sagrada Família, Festa da Mãe de Deus, Epifania e Batismo de Jesus.
A Páscoa é o segundo fato histórico importante. Temos aí o Ciclo da Páscoa assim formado: Quaresma, Semana Santa, Tríduo Pascal (com oitava), domingos da Páscoa, Ascensão e Pentecostes.
Temos, ainda, o período mais longo do ano, com 34 (33) domingos, chamado Tempo Comum. Terminamos com a Festa de Cristo Rei o Tempo Comum e estamos nos preparando para começar o Ciclo de Natal com o Advento. Aproveitemos para fazer a Novena de Natal em casa com a família e os vizinhos. Não deixemos que o Natal perca o seu sentido religioso. Um Santo e proveitoso Advento a todos.
Côn. Sérgio Conrado