Advento
-O profeta Isaías nas leituras semanais do Advento comparece 15 vezes. Os textos desse profeta nos introduzem no clima de expectativa pela vinda do Messias.
-João Batista. Considerado o último profeta do Antigo Testamento, é chamado de Precursor, isto é, aquele que vai à frente do Messias para lhe preparar o caminho. João Batista aparece como figura importante ou central nos evangelhos do 2o e 3o domingos do Ano c.
-José. O Novo Testamento fala pouco de José, esposo de Maria. Falando pouco, talvez queira expressar o caráter humano e obediente desse homem de Deus. Ele era descendente de Davi, o rei justo. Deus prometeu a Davi que sempre haveria um descendente seu para ocupar o trono desse grande rei. Adotando como filho, José abre o caminho para que Jesus seja considerado legítimo descendente da casa real “filho de Davi” (Mt 1,1). A obediência à vontade de Deus sem reclamações apesar das dúvidas e incertezas, fazem de José um homem justo (Cf. Mt 1,19).
-Maria. Foi a mais fiel colaboradora de Deus no seu projeto de salvação Ela é, sem dúvida, a personagem–modelo para quantos desejam preparar–se adequadamente para as festas natalinas. Dentro do Advento comemoramos duas festas de Nossa Senhora: 8 de dezembro, solenidade da Imaculada Conceição de Nossa Senhora, e 12 de dezembro, festa de Nossa Senhora de Guadalupe, Padroeira da América Latina. Isaías e João Batista preparavam o povo com palavras. Maria “preparou” o Salvador em seu seio.
Que estes santos personagens nos ajudem a receber bem as infinitas graças que o Senhor Jesus nos concede por ocasião do seu nascimento.
Côn. Sérgio Conrado